domingo, 9 de novembro de 2014

Alma Lírica Brasileira

O DVD Alma Lírica da cantora Mônica Salmaso é dessas preciosidades que nos enche de orgulho, não apenas pela qualidade de nossa música, mas também por termos intérpretes como essa paulista soberba. Simples, sem arroubos cenográficos, privilegiando o essencial, a música, os músicos e a intérprete que vai desfiando um rosário de canções brasileiras de várias épocas desde Vila Lobos até Guinga, passando por Paulo Vanzolini, Chico Buarque, Adoniram Barbosa, J. Cascata, Vinicius de Moraes onde cabem valsas, modinhas, sambas, toadas e muita brasilidade. 

Casamiento de negros, da chilena Violeta Parra é uma exceção dentro de um repertório brasileiro, mas é como se fosse uma apropriação afetiva, tal a identidade de alguns de nossos artistas com a canção latina.

Um recital que se inicia com Melodia sentimental e se espalha pela Ciranda da Bailarina, Lábios eu beijei, Samba erudito, Carnavalzinho, Derradeira Primavera, Valsinha, Trem das onze, emoldurado pelo piano de Nelson Ayres, os sopros de Teco Cardoso e uma percussão original nas mãos da própria Mônica que reveza bumbo, chocalho, tamborim, caixa de fósforos a cada canção. Muita delicadeza e suavidade em mais uma demonstração da excelência da música brasileira, filmado em preto e branco, e sob a direção de Walter Carvalho, são inseridos pequenos momentos de cor, realçando pequenos detalhes do cenário e da indumentária da intérprete. Um achado.

Foto: Mônica Salmaso

Nenhum comentário:

Postar um comentário