quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Velhas vacas tristes

Distraidamente pego o controle remoto da televisão e fico de modo aleatório buscando o que vê, o que me desperte atenção e, paro naqueles canais rurais, dedicado ao agronegócio, a pecuária, leilões e vendas de animais. Fico vendo aquelas vacas, bois, bezerros indo e vindo, vindo e indo frente ao vídeo e fico a me perguntar para onde irão ou foram e como estarão ao fim do dia após tantas idas e vindas. 

Exaustas, as vacas, devem no final da tarde ansiar por uma ducha, um cocho coberto de feno ou ração e um mourão onde possa encostar seu corpanzil e dormir. Deve ser assim a vida daquelas vacas televisivas, que talvez não defira muito das demais, daquelas velhas vacas conhecidas, ávidas por um escândalo, insumos das revistas de fofocas, ao contrário da pachorrice e do recato bovino.

Este ir e vir das vacas me fez lembrar um show do Jô Soares, no Teatro Castro Alves, lá pelos anos 70, em que ele conta como era fazer propaganda de aguardente nos primórdios da televisão, antes, bem antes da existência do videoteipe, onde tudo era ao vivo, não havia gravação. Ao iniciar a programação, a cada manhã, começava também os comerciais da cachaça com apresentador sóbrio, elegante, bem vestido e sorvendo com simpatia o primeiro trago. 

Na medida em que a programação ia invadindo a tarde, lá pelo inicio da noite e após tantos goles, ao vivo, o apresentador já estava prá lá de Marrakesh. Descomposto, dando murros na mesa para ressaltar as qualidades da pinga que ele anunciava, cuspindo no chão, palito no canto da boca, chutando a cadeira do cenário, puxando a toalha da mesa, uma zona generalizada o que provocava urros de riso na plateia. Não sei qual a semelhança nas situações, já que as vacas da televisão sempre me parecem tristes, carentes de um trago reanimador, mas nem tanto.

Foto: Ilustrativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário