sábado, 29 de novembro de 2014

As águas pretas e sujas do Rio Tietê

Em principio pensou-se que as águas pretas e sujas que desciam do Rio Tietê a partir de Salto, em São Paulo, fossem resultado do banho demorado de milhares de paulistas, após dias e dias sem águas nas torneiras e nos chuveiros, e sem banho, aproveitando em estado de euforia as águas das chuvas que caíram no estado nos últimos dias. Mas não, foi mais que isso.

O Rio Tietê, um dos mais degradados do mundo, acúmulo de todos os tipos de detritos e resíduos industriais, com o impacto do volume de água recebido em consequência das chuvas da semana, revolveu todo o lixo acumulado em seu leito após a longa estiagem na região e veio a superfície em forte correnteza com águas que mais pareciam um fétido esgoto em ebulição. 

No dia seguinte este mesmo rio se apresentava com seu leito coberto de uma espessa camada de espuma branca, correndo na mesma intensidade e velocidade do dia anterior, como confirmação do longo processo de um crime ambiental dos mais preocupantes do solo brasileiro. Os nossos rios a cada dia mínguam e vão se transformando em repositórios dos dejetos produzidos pelos homens em nome do progresso e da civilização. “Eles que se danem ou não”.

Foto: Rio Tietê

Nenhum comentário:

Postar um comentário