quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Vergonha é ter vergonha do benefício


Um artigo do empresário tucano Ricardo Semler publicado na Folha repercute intensamente nas redes sociais. Semler recrimina a “santa hipocrisia” com que tantos comentam o caso Petrobras. Para ele, o que está ocorrendo agora, é motivo de celebração – nomear e punir empresas e executivos que há décadas corrompem, impunemente, a política nacional.

Semler refere-se com desgosto aos “envergonhados”, que fingem que os problemas da Petrobras só aconteceram depois que o PT chegou ao poder. Ele não citou, mas ficou claro que ele falava de FHC, que afirmou sentir vergonha ao ver o que se passa na Petrobras. Vergonha é uma pessoa dizer que sente vergonha de algo de que ela mesma se beneficiou. A este tipo de coisa, indignação simulada, você dá o nome de demagogia.

FHC, que começou tão bem na política, como um renovador de esquerda depois da ditadura, vai encerrando sua carreira como um demagogo, um hipócrita, um mistificador. Que os petistas o detestem, é previsível: os anos trouxeram uma rivalidade destrutiva entre FHC e Lula. Mas quando tucanos como Semler não seguram a irritação é porque algum limite foi rompido. FHC virou uma paródia de si mesmo.

Fonte: Blog do Paulo Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário