quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bancários de resultado.


A greve dos bancários prossegue infernizando a vida dos correntistas, insensibilizando, como de costume, os banqueiros e enchendo funcionários de expectativas com as propostas não atendidas e nem sequer ouvidas. Já fui bancário e conheço o jogo, que perdi, por isso torço para que minha filha, hoje também bancária, procure outro caminho para a sua preciosa vida, seu tempo, sua inteligência, longe destes agiotas engravatados.

Novos tempos, novas formas de greve. Como bancário, as nossas greves eram decididas em assembléia no Estacionamento Apollo, na Avenida Sete, um amplo espaço totalmente tomado por uma categoria aguerrida. Os piquetes começavam pela madrugada e a distribuição dos funcionários nas portas das agencias, logo cedo pela manhã, impediam que alguns bancários reticentes furassem a greve e às vezes inflexíveis ao poder de convencimento dos ativistas e do comando central da greve. Havia uma politização própria daquele período que se manifestava nas reivindicações e nos protestos dos bancários, em especial no banco onde trabalhávamos, por ser uma instituição pública na esfera estadual, cuja manipulação política era visível e deplorável.

Hoje passo pelas agencias fechadas, aqui em Salvador, e vejo e pressinto que aquelas que pessoas que se postam nas portas dos bancos, impedindo a entrada de clientes não sejam bancários, mesmo que não haja uma identificação na cara, na cor, no jeito indicando ser um não funcionário daquela ou de qualquer outra agencia. São bancários de ocasião, que uma Van ou Topic desembarcam nas portas da agência, nas primeiras horas da manhã, ao custo de R$50,00 por cabeça, para fazer o papel que caberia aos bancários de fato. Logo um sindicato, que como tantos outros de qualquer categoria vociferam contra um projeto que tramita na Câmara dos Deputados permitindo a terceirização em qualquer nível por qualquer instituição pública ou privada. “Faça o que digo não faça o que faço”.

Foto: Ilustrativa  

2 comentários:

  1. Prezado ex-colega Bazo,

    Com você trabalhei também naquela famigerada instituição escravagista. Me decidi a sair de lá, por dar valor à minha vida e meu tempo. Fui para outra instituição, também bancária, também pública, mas aqui onde estou tive oportunidade de traçar meu caminho de forma diferente.
    Concordo plenamente contigo, e comentei com um colega chamado Ivambergue, que parece que o texto era meu - e não quero me apropriar levianamente.
    O movimento sindical terceirizou a luta, que deveria ser cada um de seus filiados.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo,
    Obrigado pela visita, será sempre um prazer tê-lo neste modesto espaço.
    Abs

    ResponderExcluir