terça-feira, 15 de abril de 2014

A comilança santificada.

Todo período que antecede os feriados da semana santa o fato se repete. Estive sábado na Feira de São Joaquim para fazer compra dos ingredientes da comilança baiana para aqueles dias santificados, onde o jejum seria bem mais apropriado que a mesa farta dos quitutes à base do dendê, quiabo e camarão. Pois, são estes mesmos componentes, alem da castanha, amendoim e, gengibre que de repente atingem preços bem diferentes daqueles praticados nas semanas que passaram sem os reflexos da ganância. 

E nada adianta reclamar se quiser comer gostoso, a não ser cair nas mãos dos "coitadinhos" barraqueiros que reclamam dos fornecedores, que por sua vez põem a culpa nos pescadores e, estes acabam por jogar o fardo no mar, na maré, na rainha das águas, nas correntezas de março, na lua enfim, é papo para lunáticos mesmo e, resta recolher o que for necessário à ceia da Páscoa.

Vencido fui tomar uma cerveja em uma das barracas da parte nova da Feira, que está senda revitalizada e, quem sabe voltar a ser visita obrigatória dos nativos ou dos visitantes da cidade. Música de má qualidade, ameaçando romper os tímpanos dos frequentadores, por um carrinho de som que percorria todas as barracas, vendendo CDs piratas e espalhando em sua reluzente chaparia uma frase lapidar: “se sua estrela não brilha, não tente apagar a minha”. Senti Nietzsche estrebuchar no túmulo e cofiando o bigode matutou: “como não pensei isto antes”.

Foto: Ceia baiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário