domingo, 6 de abril de 2014

A vida como tinha de ser.

A religião foi um ritual que se fez presente por toda a minha infância. Por pouco, não embarquei no Trem da Leste em direção a Barra de Mundo Novo e de lá para o seminário em Jequitibá. Muitos seguiram este caminho, mas, pelo que sei, poucos ficaram ou, em verdade, ninguém ficou. 

O tal chamamento divino não veio, a decantada vocação sacerdotal não se manifestou, mesmo com a discreta expectativa familiar, sem jamais ser levado a qualquer indução de rota ou caminho. Foi o melhor assim, até porque havia uma corrente no núcleo decisório da família, partidária de uma carreira militar, em especial para oficial da aeronáutica. A voz ouvida foi a do mundo, do pecado original, que me levou a vôos bem mais modestos, conforme se vê.

Possuía certa tarimba religiosa que me fazia transitar com grande desenvoltura, tanto no altar como coroinha do vigário do dia, Padre Nicanor com maior frequência, ou como carregador de cruz em procissão. Alem de participante do coral infantil; “reis magos” no terno de Dona Adélia; penitente de quaresma em romaria ao Alto do Cruzeiro, na estrada da Areia Branca; solista de cântico do Mês de Maria, em noite dedicada a Escola Almirante Barroso. Nestas ocasiões solenes, era acompanhado pelo harmônio da igreja, executado com a maestria da Prof. Leonor Macêdo. 

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário