sexta-feira, 25 de abril de 2014

Quem vem pra beira do mar...

Os 100 anos de Dorival Caymmi, cujas homenagens começaram o ano passado e continuarão em 2014, ano de fato de seu centenário, com shows, exposições, espetáculos teatrais e o lançamento do disco Caymmi Centenário. Projeto de seu filho Dori Caymmi este disco terá a participação de seus dois outros filhos Nana e Danilo além da presença de Caetano, Chico e Gil, interpretando as canções do nosso “Buda Nagô”, o inventor de uma Bahia Musical, cantada mundialmente.

A Prefeitura de Salvador se integra a estas comemorações, promovendo na próxima quarta feira, dia 30 de abril, data de aniversário do imortal Caymmi, um grande show no Farol da Barra com Daniela Mercury cantando as músicas de Caymmi, tendo as participações especiais de Danilo Caymmi e Virginia Rodrigues. Aliás, Salvador terá uma semana que promete musicalmente, já que no domingo, dia 27, na Praça Cairu, em espetáculo gratuito com as participações de Alcione, Martinho da Vila, Diogo Nogueira e Roberta Sá, em um projeto da linha de cosméticos Nívea, e que indiretamente também renderá aplausos ao mestre Dorival pelo seu centenário, já que todos eles, sambistas, de algum modo beberam ou bebem nas águas do mar da Bahia que Caymmi imortalizou.

As reverências são mais que justas e merecidas, pois se há alguém cuja obra é marcada por uma incomum originalidade, ela é toda a discografia de Caymmi. Antes de Dorival, nada existia em termos de canções do mar, as canções praieiras, cujos exemplos admiráveis são O mar, O bem do mar, O vento, Coqueiro de Itapuã, Suíte dos Pescadores, Quem vem pra beira do mar, Caminhos do mar, É doce morrer no mar, e mais, muito mais. Do mesmo modo que não deixou seguidores, apenas uma legião infindável de admiradores e cultores de sua pequena mais preciosa obra, “porque não há sonho mais lindo, do que sua terra não há”

Foto: Dorival Caymmi

Nenhum comentário:

Postar um comentário