sábado, 5 de abril de 2014

A emparedada da Rua Nova.

Vi poucos dos 10 capítulos da minissérie Amores Roubados, exibida pela TV Globo, talvez cenas de alguns capítulos, mas o suficiente para me ver fascinado com a cenografia do sertão nordestino retratada na aridez dos municípios de Paulo Afonso-Ba e Petrolina-PE e no desempenho convincente e elogiável do elenco, até mesmo de atores em quem não reconheço qualquer talento. Beirou a perfeição, puro bom cinema.

Só agora tomei conhecimento que a trama tinha como direção o romance A emparedada da Rua Nova, de um escritor pernambucano do século XIX, Joaquim Maria Carneiro Vilela, ou simplesmente Carneiro Vilela e uma história sobre a qual ronda o mistério de ter sido real ou ficção, onde o escritor pode ter ser o inventor ou narrador do violento folhetim. Uma família é envolvida numa teia de amor, traição e morte em que um rico negociante descobre que a sua esposa e filha estão tendo um romance com o jovem Leandro Dantas, além do envolvimento deste com a esposa de um amigo da família, numa investida perigosa para o Don Juan pernambucano.
E em situações assim, o desfecho é previsível. O esposo, e pai, traído ordena a morte do conquistador sem noção de perigo e, horror dos horrores, manda emparedar viva a sua filha ao saber de sua gravidez com o falecido Don Juan sertanejo. A minissérie utiliza dos recursos do flashback para contar as idas e vindas da história ao tempo que tenta traçar um perfil da nova sociedade pernambucana que vai se modernizando com a introdução de novas formas de produção, enquanto o Rio São Francisco, em imagens de rara beleza, funciona como contraponto entre a pobreza genuína do sertão e a riqueza contemporânea. que surge com as novas técnicas no cultivo da uva, manga, melão etc.

É esta televisão que merecíamos em nosso dia a dia e que as TVs de caráter educativo como a TV Brasil, Cultura, Sesc, Futura, Canal Brasil tentam preencher a lacuna sem a profundidade de uma audiência em alto índice, mas sem deixar de ser útil, necessária, importante no trato de temas sem o atrativo comercial para as grandes redes. 

Fotos: Amores Roubados - TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário