sábado, 21 de março de 2015

Mas, aí chegou o Iguatemi

O tapume que envolve o Hotel Palace, na Rua Chile, traz algumas inscrições que ilustram a importância do seu comércio e a frequência de uma gente branca e bem nascida da cidade. Quanto ao Hotel há citações de que ali se hospedaram Orson Wells, Carmen Miranda, Grande Otelo entre outros. Com relação à rua ali estavam a Sloper, Duas Américas, Loja Adamastor, Café das meninas entre outras referências da parte consumidora e boemia de Salvador

Mas, aí chegou o Shopping Iguatemi que acabou de sepultar o que já havia carecendo de uma pá de cal. Não foi só por isso, mas a falta de uma visão empresarial que as famílias detentoras destes estabelecimentos não se prepararam em termos adminstrativos para acompanhar os novos tempos que batiam à porta, na ilusão de que era prá sempre; não foi, nem será.
Conheci estas referências cidadãs, quando cheguei por aqui. Subi a primeira escada rolante da cidade, nas Duas Américas; comprei presentes na Sloper; cintos e meias na Adamastor, cujo proprietário era o pai de Glauber Rocha, o que me faz alegre e triste, ao saber que compartilhei da história da cidade em seus 446 anos e vê que o tempo passou, depressa demais. Agora que tava bom!

Fotos: Ilustrativas (Duas Américas e Palace Hotel) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário