quinta-feira, 19 de março de 2015

Pai, fasta de mim este cigarro

Todas estas campanhas, palestras, entrevistas contra o uso do cigarro e dos seus malefícios me fazem lembrar a luta que travei para deixar a sua companhia e o sacrifício decorrente desta sobrecarga de força de vontade em favor da saúde. Não é nada, não é nada, mas são 35 anos, neste 2015, mais precisamente em 25 de maio de 1980 que deixei o gesto otário de procurá-la nas espirais, como nos ensinava uma canção da época, aliás, bem antes, que quem sabe nos inspirou esta busca inútil nos cigarros que fumava.

Os dias iniciais sem o cigarro, logo após o seu abandono, foram os mais difíceis da caminhada.Andava tonto, tanto que tomava banho com a porta semiaberta por medo de desmaiar e ficar preso no box, sem socorro. A ausência do cigarro levou como solidariedade a abstinência à cerveja, tal qual a corda e a caçamba, visto a interdependência entre os desejos. 

Mas o grande teste viria com as festas juninas a seguir, em que alguém teria que ceder e, a cerveja, sem companhia, cedeu. Não sem um custo, como ao que ser levado à Farmácia de Zezinho para uma dosagem de glicose que pelo menos me deixasse de pé, já que a “leseira” me impelia ao chão, à cama, ao desfalecimento. Dias de cão.

Sentia que mais de um mês depois já tinha arregimentado forças que não me fariam retroceder. Cigarros nunca mais. O espelho dava sinais que um novo corpo surgia em substituição ao aprendiz de faquir, que usava calças 36 e às vezes 38 começaram a estranhar a minha circunferência abdominal, como quem travava uma luta matinal sempre que me preparava para as lides bancárias. 

Aquelas calças foram também me abandonando, dando lugar a figurinos mais espaçosos para uma barriga proeminente e pernas de nadador. Ficou a irritação que o cigarro me causa em qualquer espaço público que frequente, o que me faz discretamente, às vezes não, me levantar de forma abrupta de onde estou, para longe, bem longe do fumante inconveniente, que devo também ter sido um dia.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário