sexta-feira, 2 de agosto de 2013

À beira do caminho.

Um ano depois de lançado, só agora fui assisitr o mais novo filme do Breno Ferreira (Os dois filhos de Francisco e Era uma vez), À beira do caminho. O titulo do filme remete a uma canção do Rei e um grande sucesso de Erasmo (Sentado à beira do caminho) e não é sem razão, pois a trilha sonora e o roteiro do filme tiveram como ponto de partida as canções que povoam o inconsciente coletivo brasileiro. As canções do Rei. Pode parecer piegas, mas não é.

O diretor Breno Ferreira já mostrou em seus trabalhos anteriores que o que move seus filmes é a emoção e, com À beira do caminho não é diferente e dá vida a versos como “se chorei e se sofri o importante é que emoções eu vi”. E é o que se vive ao acompanhar um caminhoneiro solitário com destino à Petrolina-PE em busca de carga para o seu caminhão. Em um dado momento, na solidão de uma parada na estrada deserta, o motorista ouve um barulho na carroceria do seu caminhão e, na busca da origem daquele incômodo descobre, escondido, um garoto de 09 anos tão sozinho quanto ele. O menino órfão de mãe, abandonado pelo pai, procura chegar até São Paulo em busca do pai de quem carrega uma foto e um endereço.

Um filme feito de silêncio, de expressões rudes, olhares perdidos e descobertas. E com estas senhas aos poucos vamos conhecendo histórias que se entrelaçam, se aproximam e se afastam, mas que não perde o contato com a realidade de cada um dos personagens, em especial de João, o sempre brilhante João Miguel e do baianinho Vinicius Nascimento (Ó paí ó) como Duda uma das boas presenças de À beira do caminho.

Se a exemplo dos protagonistas uma lágrima lhe rolar pela face, não se avexe não, são as tais emoções de que nos fala o Rei e transforme em mantra uma das muitas frases de para-choque de caminhão que se nos apresenta pela estrada: “Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier”.

 Foto: Vinicius Nascimento e João Miguel

Nenhum comentário:

Postar um comentário