sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Salpicando de estrelas o palco do Canecão.


As presenças de Caetano e Gil com os cabelos grisalhos e não totalmente brancos, como hoje, era o indicativo de que a gravação daquele DVD não era nova. Claro que não era nenhum impedimento para que se prosseguisse assistindo o show de Betânia, Noite Luzidia. Mais adiante seria explicado por ela ser aquele um espetáculo em homenagem aos seus 35 anos de carreira e, baseado em seu mais recente, à época, disco, Maricotinha, uma espécie de fio condutor do que se ouvira e ouviria a partir dali. O DVD só viria a ser lançado pela gravadora Biscoito Fino, em 2012, sob a alegação de falhas técnicas na filmagem do show em 2001.

E os trabalhos foram iniciados com Caetano, cantando com a mana uma de suas primeiras composições gravadas, De manhã, para em seguida formarem um trio com Vanessa da Mata para juntos cantarem, de sua autoria, O canto de Dona Sinhá. A seguir, Dona do dom composição de Chico César que também foi chamado ao palco para a execução da sua música e assim, sucessivamente para cada uma das interpretações da homenageada naquela noite luzidia. Carlinhos Lira, Mariana de Moraes (neta de Vinicius), Lenine, Arnaldo Antunes, Branco Mello, Gil, Renato Teixeira, Ana Carolina foram algumas das estrelas da noite que subiram ao palco do Canecão para participar dos vocais com Betânia em composições próprias. 

Era visível em alguns momentos o nervosismo ou o desconhecimento dos arranjos por parte de quase todos os convidados e o seu temor em comprometer o astral da noite, mas nada que impedisse a abelha rainha de colocar de novo o trem nos trilhos. Algo que não abalou Adriana Calcanhoto, por exemplo, com quem Betânia cantou Depois de ter você numa interpretação olho no olho, sentadas na borda do palco, encerrarem a canção com um pouco convencional e demorado beijo na boca. Tudo em casa, como também se sentiu Nana Caymmi, turbinada por doses de uísque, desafinou, dançou, cantou ou tentou, requebrou em Maricotinha ao lado do mano Dori Caymmi e Moreno Veloso.

Mas, a noite não seria assim tão estrelada sem a presença de Chico que apareceu em Sem Fantasia, ou na incrível e bela A moça do sonho com os vocais de Edu Lobo coautor na linda composição. Ausência mesmo, só a do Rei de quem Betânia cantou sentada em uma pequena escada até a plateia, com expressão de pungente tristeza, As canções que você fez prá mim, quem sabe lamentando “porque ficaram as canções e você não ficou”.  

Foto: Maria Betânia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário