quarta-feira, 7 de agosto de 2013

"Valeu encharcar este planeta de suor"

Através de Valeu, sucesso de Paulinho Boca de Cantor cheguei, em termos literários, até ao poeta curitibano Paulo Leminski autor dos versos daquela canção: “Valeu encharcar este planeta de suor/Valeu esquecer das coisas que eu sei de cor/Valeu encarar esta vida que podia ser melhor/Valeu, valeu, valeu...”. Apesar da sacada do poeta ele foi bem mais que “Valeu”. Morreu bem jovem, foi Professor de História e Redação, crítico literário, deixou poemas, pensamentos, haicai, muitas canções na linha da MPB e utilizou de frases feitas e ditos populares para reescrevê-los com ironia e humor. Exemplos abaixo:
“Tudo o que eu faço alguém em mim que eu desprezo sempre acha o máximo.
O destino quis que a gente se achasse, na mesma estrofe e na mesma classe, no mesmo verso e na mesma frase.
Haja hoje para tanto ontem.
Cortinas de seda o vento entra sem pedir licença.
Quando vi você tive uma ideia brilhante. Foi como se eu olhasse de dentro de um diamante e meu olho ganhasse mil faces num instante.
Num ouvido escrito: ENTRADA; noutro escrito: SAÍDA.
Que tudo se foda disse ela e se fodeu toda.
Aguento, mas não garanto.
Para cada bicho de sete cabeças, tem sete sem nenhuma”
 
Foto: Paulo Leminski

Nenhum comentário:

Postar um comentário