sábado, 21 de fevereiro de 2015

As Muquiranas

Um dos blocos mais esperado, e ao mesmo tempo temido, do Carnaval de Salvador é “As Muquiranas”. Formado, segundo se comenta, em sua maioria, por policiais, “As Muquiranas” têm como características, a irreverência, a ousadia e os trajes femininos de suas fantasias. Elas já foram aeromoças, enfermeiras, “mulher maravilha”, “branca de neve” e este ano saíram de baianas com todos os adereços da indumentária, turbante, colares, brincos, pulseiras, perucas, muitos trejeitos e frescuras. 

Em qualquer papel, “As Muquiranas” saem portando uma pistola de plástico que esguicha água e faz a alegria da criançada e o desespero das mulheres protegendo seus cabelos e maquiagem. Uma zona.

Este ano, presenciei em sua passagem pela Avenida Sete, uma Muquirana subir na estrutura que cobre a entrada do Largo do Rosário, e de lá em cima, portando um enorme caldeirão de alumínio e uma colher de pau, mexia um improvável caruru, no ritmo dos pagodeiros que acompanhavam o bloco. A performance desastrada da “baiana” levou a multidão à gargalhada e ao delírio, pela maluquice e pelo inesperado da situação. Coisas das Muquiranas!

Foto: As Muquiranas

Nenhum comentário:

Postar um comentário