sábado, 21 de fevereiro de 2015

Fim do Horário de Verão


Mais um horário de verão chega ao fim nesta madrugada de sábado para domingo, quando se comemora uma possível economia de energia em torno de 4,5%, percentual cuja quantificação pode ser sempre contestada, já que pouco confiável. O desconforto e a desorganização nas vidas de quem não participa desta “patacuada” são bem superiores a esta pretensa economia. 

Até mesmo para aqueles que são obrigados ao novo horário tem o seu metabolismo alterado por conta da mudança em sua rotina alimentar e principalmente do sono, descompassos que não entram nos cálculos dos burocratas em seus gabinetes refrigerados.

Bancos, escolas, transportes coletivos, companhias aéreas, lazer, vestibulares, programação de televisão, jogos de futebol em regiões que estejam ou não incluídas no horário de verão são afetadas em suas rotinas, causando às vezes prejuízos mais representativos que este ganho insignificante. Quem sabe se o próprio governo desse o exemplo, que sempre espera do consumidor, e desligasse em 60% a iluminação dos prédios públicos durante os dias úteis, após o expediente e, em 40% nos finais de semana, em Brasília, por exemplo, o ganho seria bem mais expressivo e real. O resto é perfumaria!

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário