sábado, 7 de fevereiro de 2015

Juca, Chico e a cultura brasileira


 O Ministério da Cultura e as Secretarias de Cultura dos estados são, tristemente, o “patinho feio” da estrutura orçamentária de qualquer governo, já que além da dimnuta dotação orçamentária disponível a cada ano, em tempos de crises a tesoura dos gastos públicos não alivia os parcos recursos da pasta. Contra este “miserê” orçamentário todos eles lutam e se empenham na ampliação de suas verbas para aplicação na Cultura, como promete o novo Ministro, o sociólogo baiano, Juca Ferreira, com passagem pela mesma pasta no segundo mandato do governo Lula.

O que não falta ao novo ministro é motivação para sacudir a paquidérmica estrutura administrativa de seu ministério, como no vespeiro em que irá se meter ao pedir junto ao Senado alteração na distribuição dos recursos da Lei Rounet. Surgida no governo Collor foi saudada por todos como uma alavanca poderosa na captação de recursos para qualquer atividade artisitica. O que se viu no decorrer dos anos, não foi bem assim. 

Proveniente de recursos decorrente da renúncia fiscal pelas empresas, para aplicação nas atividades culturais, acabou nas mãos dos empresários a escolha dos espetáculos de sua conveniência em que investir, criando uma concentração abusiva em grupos do Rio e São Paulo e nos seus investimentos em música, teatro, cinema, dança de grandes nomes da cena artística nacional. Aquilo que deveria ser uma parceria público-privada ficou apenas privada com recusos públicos, uma distorção conforme se vê.

Mas, o Juca é determinado e vai lutar pela nacionalização destes recursos, ou pelo menos parte deles. Foi elogiável a escolha do jovem intelecutal Francisco Bosco para a direção da FUNARTE, ele que é do meio e um pensador coerente e lúcido da realizade brasileira. Mesmo sendo a FUNARTE uma especie de apêndice do Ministério da Cultura a serviço do Rio, será um pepino que o Chico Bosco tentará desmontar, pois uma instituição decadente e inútil como órgão fomentador de cultura.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário