sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Carnaval Cultural no Andaraí


Interessante a ideia do Carnaval Cultural em Andaraí, (Piritiba - Ba), neste sábado, quando não para mostrar as novas gerações o que era o carnaval, a sua essência e motivação, antes da explosão do trio elétrico, a brilhante invenção de Dodô e Osmar, mas que, involuntariamente, acabou por contribuir e sepultar o evento que eles próprios vivenciaram como músicos e foliões. Uma especie do que a cidade de Maragojipe-Ba conseguiu preservar a cada ano, com seus mascarados, bandas de sopro e percussão, fantasiados pelas ruas da cidade.

É o que se propõe com o Carnaval Cultural do Andaraí, a revitalização de uma festa que perdeu a conotação de reunião de famílias, amigos, mascarados ou não, cantando e dançando pelas ruas, evocando o Reino de Momo, mas que sucumbiu ao mercantilismo desvairado dos blocos de carnaval de Salvador, por exemplo, e suas estrelas de brilho duvidoso.
Torço para que o Carnaval do Andaraí seja um sucesso, seja prestigiado pela comunidade e pelos visitantes da sede e, passe a integrar o calendário oficial das festas populares da cidade, com seus blocos, mascarados, bandas e fanfarras, rainha, princesas, carro alegórico e muitas marchinhas de antigos e mesmo novos carnavais, já que a alegria é mesmo a prova dos nove. E tome de chuva, suor e cerveja!   

Foto: Ilustrativa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário