terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Beatles e Asa Branca

No auge dos Beatles, lá pelos anos 60, chegou a circular por aqui a noticia de que os rapazes de Liverpool gravariam Asa Branca do Luis Gonzaga. Difusão de algo estapafúrdio, não pela falta de beleza em Asa Branca, mas pela falta de identidade musical e social por uma realidade que eles por mais bem informados que fossem não compreenderiam e, um mundo que não lhes pertencia e era um buraco negro em seu universo musical.

Hoje, talvez, depois que o Paul McCartney já se tornou da casa, tal a frequência com que nos visita em busca de bons mercados e boas bilheterias provenientes de gordos contratos para os seus shows, até que poderia surgir este interesse. Se não propriamente pelas canções do Rei do Baião, até porque João Gilberto ou Tom Jobim, que ele músico privilegiado e bem informado deve conhecer como qualquer outro grande músico de qualquer parte do mundo, também poderia merecer esta visita.

Mas, este é mesmo mais um reflexo do “complexo de vira-lata” de que nos fala Nelson Rodrigues, onde estamos sempre carentes do reconhecimento externo para nos afirmarmos com bons, para comprovação de nossa qualidade, seja ela qual for, musical, literária, cinematográfica, esportiva etc.

Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário