segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Discoteca Básica

O músico e diretor de programas da MTV, José Augusto Algodoal, mesmo sem nunca ter escrito um livro sentiu a necessidade de se aventurar neste universo, escrevendo um que ele gostaria de ler, assim surgiu a Discoteca Básica. Partindo do pressuposto que todos nós temos alguns discos preferidos entre tantos ouvidos durante toda a vida, ele então, reuniu diferentes personalidades do esporte, jornalismo, cultura, escritores, humoristas para que listassem os dez discos mais importantes que ouviu um dia.

A receptividade foi muito grande assim como a disparidade entre o gosto musical das personalidades escolhidas. Algo, no entanto surgiu como uma quase unanimidade que é o disco Revolver dos Beatles citado por muitos como um marco na música moderna do mundo, não só pelas canções (Eleanor Rigby, Here, thre and everywhere, Yellow Submarine, For no one, God day sunshine), mas pela originalidade dos arranjos e da sonoridade conseguida naquele disco.

Não fui procurado pelo Algodoal, até porque não sou uma personalidade, mas apenas um inveterado ouvinte de música e atento observador da nossa cena musical, mas também entro na brincadeira citando os dez discos que ajudaram em minha formação musical e baseando os conceitos ou palpites que hoje emito sobre discos e artistas. Falei!:


Chega de saudade – João Gilberto
Panis et circenses – Caetano, Gil, Gal, Tom Zé, Nara e Mutantes
Acabou Chorare – Novos Baianos
Transa – Caetano
Revolver - The Beatles
Um banda um – Gilberto Gil
Chico Buarque – Volume III
Elis & Tom
Sentimentos – Paulinho da Viola
Fa-tal a todo vapor – Gal Costa

Foto: Capa de Revolver-Beatles

Nenhum comentário:

Postar um comentário