sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Elis & Tom - Um dos 10 mais da MPB

Para comemorar os seus 10 anos como contratada da gravadora Philips, em 1974, portanto há 40 anos, a grande intérprete Elis foi contatada pelo diretor Roberto Oliveira, que lhe sugeriu um disco com Tom Jobim a ser gravado nos Estados Unidos. Feito os contatos, ambos concordaram com a ideia e ali estava surgindo um dos 10 discos mais importantes da música brasileira, reverenciado em várias partes do mundo. 

Só que o parto foi bem mais doloroso que o enorme prazer da cria, como atestam as cinco horas de gravação feitas pelo Roberto Oliveira e que ainda hoje permanecem guardadas em um precioso baú, tanto nas telas do cinema como em caixas de DVD, por divergências quanto a exclusividade das imagens pelos herdeiros-familiares de Elis & Tom.

Estas imagens ainda inéditas revelam momentos de tensão nos estúdios e mesmo na chegada de Elis aos Estados Unidos com seu então marido o arranjador César Camargo Mariano, além do guitarrista, baixista e baterista que faziam parte do grupo que sempre lhe acompanhava. Tom Jobim não se mostrou muito satisfeito com a presença do arranjador com quem não mantinha qualquer identificação musical, bem como pela presença de guitarras nos arranjos que possivelmente maculariam a textura de suas doces melodias. 

Preconceito, conforme se depreende de extraordinário resultado. São deduções que talvez as imagens desmintam ou não, como a confirmação de que Elis, perfeccionista como de costume, queria refazer trechos das gravações já realizadas em estúdio, com o que não concordava o maestro Tom Jobim; coisas do temperamento irascível da nossa grande estrela. Quem já leu o Furacão Elis, da Regina Echeverria, sabe muito bem. Que as famílias cheguem a um consenso e que possamos ter acesso a pelo menos parte destas várias horas de gravação que resultou no primoroso disco Elis & Tom.

Foto: Elis e Tom

Nenhum comentário:

Postar um comentário