quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Disseram que eu voltei americanizada


Um documentário no Canal Curta mostrou, recentemente, o fenômeno musical brasileiro, embora portuguesa de nascimento, que foi a artista Carmen Miranda, algo que precisa ser mais bem difundido e estudado, principalmente pelas novas gerações. Quando se fala em sucesso, hoje, de artistas brasileiros nos Estados Unidos ele se limita ao reconhecimento entre músicos, intelectuais, crítica e público bem informado de camadas universitárias, mas com Carmem era “arrasa quarteirão” mesmo, tinha Hollywood aos seus pés. Qualquer diretor, artista, técnico queria trabalhar com ela, pois dava a certeza de grande retorno, estrondoso sucesso de público, boas bilheterias e contratos milionários.

Mas, se tudo tem seu preço, Carmem Miranda pagou caro ao país onde tudo começou, aqui mesmo entre nós. A elite nativa sempre viu a nossa representante maior no exterior como uma papagaiada prá turista ver. Pela extravagância de seus hábitos, suas indumentárias, a referência em suas apresentações a um dos nossos frutos mais populares, a banana e, muito verde e amarelo, enfim pelo sucesso mesmo, que acaba incomodando aos que não tem, mesmo tendo também muito dinheiro. E nessa desconfiança quanto ao seu talento e ao seu tipo espalhafatoso para os padrões burgueses, ela foi vaiada no Copacabana Palace em uma apresentação quando vivia o auge de seu sucesso americano. 

Chorou e prometeu não voltar a se apresentar para aquele público, mas sim, para as grandes massas de admiradores e o povo do morro com quem sempre guardou afinidade, reconhecimento e respeito. Para este público gravou, na volta aos Estados Unidos, o samba de Luis Peixoto e Vicente Paiva, o debochado desbafo Disseram que voltei americanizada (“com o “burro” do dinheiro, que estou muito rica/que não suporto mais o breque do pandeiro/que fico arrepiada ouvindo uma cuíca/mas prá cima de mim, prá que tanto veneno”).

Foto: Carmem Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário