Após a prisão de Gil e Caetano, em 1969,
e o convite formulado pelos donos do poder e das consciências nacionais, foi
concedido a eles como última “gentileza” o direito de gravar um disco antes de
seguirem prá Londres. Os discos
foram gravados em um pequeno e modesto estúdio em Salvador e as fitas depois foram lavadas para a gravadora, em São Paulo, e lá receberam os arranjos
pelo maestro Rogério Duprat, com o
acréscimo dos instrumentos necessários para a conclusão dos trabalhos.
O disco de Caetano,
é aquele de capa branca com sua assinatura e contendo canções inesquecíveis
como Irene, Os argonautas, Marinheiro
só, Carolina, Chuvas de verão, enquanto o de Gil com
temática futurista em suas composições, Cérebro
eletrônico, Dois mil e um, Cultura e civilização, trazia o samba Aquele abraço que se tornou um grande
sucesso nacional. Tanto que tocou a instituição do Museu da Imagem e do Som, sediado no Rio, que distinguia seus escolhidos com o troféu Golfinho de Ouro. Não devia. Gil já estava em Londres, quando soube da homenagem e em uma carta ao Pasquim, puto da vida, mandou que o
golfinho retornasse às águas de sua insignificância entre outros desaforos:
“Um golfinho de mares cariocas
resolve tirar o meu sossego ajudado pela ingenuidade ou pela burrice de meia
dúzia de pessoas que de repente resolvem achar importante o fato de eu aceitar
ou não um prêmio que me deram. A velha mania brasileira de se meter nos
problemas domésticos do vizinho. Mesmo se o cara mora na Inglaterra.
Claro que eu não acredito nesse
prêmio. Pelo que me é dado saber o museu continua o mesmo e, portanto eu
continuo contra e recusar o prêmio é só pra deixar isso bem claro. Se ele pensa
com Aquele Abraço eu estava querendo pedir perdão pelo
que fizera antes, se enganou
E que fique claro para os que
cortaram minha onda e minha barba que Aquele Abraço não significa que eu tenha-me
"regenerado", que eu tenha me tornado "bom crioulo puxador de
samba" como eles querem que sejam todos os negros que realmente
"sabem qual é o seu lugar".
Por isso talvez Deus tenha me
tirado de lá e me colocado numa rua fria e vazia onde pelo menos eu possa
cantar como o passarinho. As aves daqui não gorgeiam como as de lá, mas ainda
gorgeiam”.
Foto: Gil em Londres
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