quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O vento lá fora

As ligações de Maria Betânia com Fernando Pessoa são bem antigas e, remontam aos seus primeiros e antológicos shows em que alinhavava as canções do espetáculo com trechos ou poesias de grande poeta português. Esta identificação com os versos do escritor lusitano lhe deu a condição de conhecer todos os seus heterônimos e optar por este ou aquele como o seu preferido, no caso ela prefere o Álvaro Caeiro por ser ele segundo suas palavras “violento, nu, não tem limite, controle, é solto nítido poético”.

A sua aproximação com a Professora Cleonice Berardinelli, membro da Academia Brasileira de Letras, a Dona Cléo, a maior especialista em Fernando Pessoa no país criou um elo forte entre as duas, desaguando na gravação de um DVD, em que ambas declamam suas poesias e que recebeu o título de O vento lá fora. Abaixo uma pequena amostra de que encontraremos nas vozes de Betânia e de Dona Cléo:
Quer pouco: terá tudo
Quer nada: será livre
O mesmo amor que tenham
Por nós, quer-nos, oprime-nos.
...............................................................................................................................
Já sobre a fronte vã se me acinzenta
O cabelo do jovem que perdi
Meus olhos brilham menos
Já não tem jus a beijos minha boca
Se me ainda amas por amor não ames
Traíras-me comigo.
Foto: Betânia e Dona Cléo

Nenhum comentário:

Postar um comentário